Uretrocistoscopia flexível Endoscopia à uretra e à bexiga

A uretrocistoscopia é o exame urológico endoscópico que permite a visualização e avaliação da anatomia interna do aparelho urinário baixo (uretra, próstata e bexiga). A utilização de cistoscópios flexíveis (endoscópios de calibre fino) permite a realização de um exame minimamente invasivo, bem tolerado pelo paciente e com obtenção de imagens endoscópicas de elevada qualidade.


Está indicada em pacientes com sintomas urinários (sangue na urina, dificuldade em urinar, aumento da frequência miccional, dor pélvica ou infeções urinárias de repetição) e suspeita de patologia do aparelho urinário baixo, nomeadamente nos casos em que os exames imagiológicos de primeira linha não tenham sido suficientes para diagnosticar ou caracterizar completamente o quadro clínico.

Permite a identificação e caracterização de apertos da uretra, neoplasias, cálculos urinários e divertículos, entre outras patologias, assim como a realização de biópsias da bexiga e da uretra. Pode ser efetuada para avaliação pós-operatória de cirurgias da uretra, próstata, bexiga ou ureter, ou para realização de terapias endoscópicas minimamente invasivas.


Para a realização de uma uretrocistoscopia, não é necessário estar em jejum nem efetuar preparação prévia específica, não havendo habitualmente necessidade de alterar ou suspender qualquer medicação tomada pelo paciente. A realização de profilaxia antibiótica não é obrigatória, estando recomendada apenas em situações específicas e identificadas atempadamente pelo seu Médico.

Trata-se de um exame realizado em regime ambulatório, não havendo normalmente necessidade de qualquer tipo de restrição das actividades habituais. Recomenda-se a ingestão de líquidos em grande quantidade nos dias seguintes à realização do exame, para reduzir a possibilidade de aparecimento de sangue na urina ou de infeções urinárias.


A utilização de anestesia local (gel anestésico na uretra) e de modernos cistoscópios flexíveis possibilita a realização do exame sem dor, sendo habitual apenas um desconforto semelhante à vontade de urinar.

O exame é realizado na posição de deitado, com os membros inferiores fletidos e apoiados em suportes específicos, com roupa descartável (fornecida pela Clínica) que garantem a total privacidade do paciente.

Em média, o procedimento tem uma duração de 30 minutos.


Poderá visualizar um vídeo exemplificativo do exame, produzido pela EAU, clicando AQUI.


A uretrocistoscopia será sempre realizada por um Médico Urologista experiente no diagnóstico e tratamento das patologias da uretra, da próstata e da bexiga, com apoio de Enfermeiro especializado em técnicas de Urologia.

Notas

1 — Os artigos publicados nesta biblioteca pretendem ser um meio de informação suplementar ao paciente e não substituem, de forma alguma, a consulta de um médico especialista que analise o seu caso específico;

2 — Os artigos publicados foram produzidos por especialistas que se baseiam nas recomendações e Guidelines de prática clínica da Associação Europeia de Urologia (EAU), à data da última revisão;

3 — Esta biblioteca encontra-se em processo de formatação para certificação pela HONcode Foundation (http://www.healthonnet.org/HONcode/Conduct.html);