Gotejamento urinário Fluxo fraco de urina no início, no final ou após a micção
O gotejamento urinário divide-se em três grandes tipos, consoante a altura em que o sintoma é notado.
Por vezes, o doente apresenta gotejamento incomodativo antes da micção propriamente dita, no contexto de hesitação inicial, ao qual se segue geralmente um jato urinário fraco.
O gotejamento terminal é outra forma de gotejamento urinário, que consiste num gotejar de urina no final da micção, mas enquanto o doente está ainda na sanita ou urinol.
A hesitação inicial e o gotejamento terminal podem incomodar o doente já que são responsáveis por um prolongamento do tempo de ida á casa-de-banho e porque podem facilitar a ocorrência de salpicos (no caso do homem, que urina de pé) ou molhar as coxas (no caso da mulher).
O gotejamento pós-miccional acontece já após o doente ter deixado o WC e estar vestido – esta é provavelmente a forma de gotejamento urinário que maior impacto tem na qualidade de vida, atendendo a que pode levar o doente a molhar a roupa interior ou mesmo as calças, cronicamente. Nessa perspetiva, constitui, no fundo, uma forma específica de incontinência urinária.
O diagnóstico destes sintomas é essencialmente clínico e o tratamento geralmente dirigido a melhorar o esvaziamento da bexiga.