Estenose da uretra masculina Aperto da uretra

A Estenose da uretra masculina consiste na diminuição do lúmen da uretra em qualquer um dos seus segmentos, desde o colo vesical até ao meato uretral.

As estenoses da uretra ocorrem comummente como resposta a qualquer agressão à mucosa uretral, com fibrose associada e formação de cicatrizes, que podem obstruir parcial ou totalmente o lúmen da uretra. Grande parte dos casos são associados a instrumentação diagnóstica e terapêutica do aparelho urinário ou a algaliações, de longa duração ou recorrentes. Existem também casos associados a traumatismo perineal ou a infeções da uretra (uretrites) não tratadas e de longa duração. No entanto, existem muitos casos em que não é possível associar qualquer fator etiológico ao desenvolvimento de estenose uretral, sendo nesses casos considerados de origem idiopática.


Os pacientes recorrem à consulta sobretudo com queixas de dificuldade miccional, diminuição do calibre do jato urinário e sensação de esvaziamento incompleto. Estenoses de longa duração podem também dar origem a aumento da frequência urinária e urgência miccional, por vezes com incontinência urinária associada. Podem também desencadear um quadro de infeções urinárias recorrentes.


O diagnóstico desta patologia baseia-se na história clínica e na realização de exames complementares de diagnóstico que permitam identificar a estenose, a sua localização e a sua extensão, com destaque para a Uretrocistoscopia e Uretrografia Retrógrada e Permiccional.


Numa grande percentagem dos casos, o tratamento é cirúrgico.

Existe a possibilidade de tratamento não cirúrgico através da realização de dilatação da uretra em estenoses de pequenas dimensões, mas com baixas taxas de sucesso e elevadas taxas de recidiva.

Relativamente ao tratamento cirúrgico, existe a possibilidade da sua realização por via endoscópica transuretral, denominando-se Uretrotomia Interna, mas que apresenta também baixas taxas de sucesso e elevadas taxas de recidiva, tendo indicação apenas para o tratamento de estenoses de pequenas dimensões. O tratamento gold-standard denomina-se uretroplastia e consiste numa reparação cirúrgica da uretra, com ou sem recurso a enxertos (preferencialmente de mucosa bucal) e retalhos (pele de prepúcio ou pele peniana).

Notas

1 — Os artigos publicados nesta biblioteca pretendem ser um meio de informação suplementar ao paciente e não substituem, de forma alguma, a consulta de um médico especialista que analise o seu caso específico;

2 — Os artigos publicados foram produzidos por especialistas que se baseiam nas recomendações e Guidelines de prática clínica da Associação Europeia de Urologia (EAU), à data da última revisão;

3 — Esta biblioteca encontra-se em processo de formatação para certificação pela HONcode Foundation (http://www.healthonnet.org/HONcode/Conduct.html);