Varicocelectomia microcirúrgica Tratamento cirúrgico do varicocele com recurso a microscópio cirúrgico
A varicocelectomia é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar o varicocele (dilatações anormais das veias dentro do escroto), nomeadamente quando provoca desconforto, dor ou é associado a infertilidade masculina.
A técnica Microcirúrgica consiste na utilização de um microscópio cirúrgico para maior precisão na execução do procedimento.
Este tratamento é clinicamente indicado em casos de infertilidade masculina (o varicocele pode afetar a qualidade do esperma, diminuindo a contagem de espermatozóides, a sua motilidade e a sua morfologia), em casos em que o varicocele cause dor ou desconforto significativo ou em casos de atrofia testicular, quando o varicocele leva à redução do tamanho dos testículos.
O procedimento cirúrgico é geralmente realizado sob anestesia geral ou com sedação, sendo realizada uma pequena incisão na região inguinal.
As veias dilatadas são identificadas e laqueadas para interromper o fluxo sanguíneo anormal e as artérias, vasos linfáticos e vasos deferentes são cuidadosamente preservados para evitar danos no sistema reprodutor.
A utilização da técnica Microcirúrgica proporciona as seguintes vantagens:
- Permite uma visualização detalhada, reduzindo o risco de lesões das estruturas adjacentes;
- Menor risco de complicações, nomeadamente de hidrocele (acumulação de líquido ao redor do testículo) e lesão arterial;
- A taxa de recorrência do varicocele é menor, comparando a outras técnicas;
- Geralmente, os pacientes experimentam menos dor pós-operatória e têm uma recuperação mais rápida.
É recomendado repouso nas primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia e o uso de analgésicos para controle da dor.
Durante 4 semanas, devrão ser evitadas actividades físicas intensas e esforços como levantamento de pesos.
Deverá também ser mantido um acompanhamento pelo urologista para avaliar a recuperação e a eficácia do procedimento.
A varicocelectomia microcirúrgica é um procedimento eficaz para tratar varicoceles, especialmente em homens com infertilidade ou dor associada. A utilização da técnica microcirúrgica oferece várias vantagens em termos de precisão, redução de complicações e recuperação.
A decisão de realizar este procedimento deve ser discutida com um urologista especializado, que terá em consideração as condições específicas de cada paciente e os benefícios esperados.