Infertilidade masculina
A Infertilidade define-se como a incapacidade de um casal obter uma gravidez espontânea após 12 meses de relações sexuais frequentes e desprotegidas. Afeta cerca de 15% dos casais, e em metade dos casos existe um fator masculino associado.
As causas de infertilidade masculina são múltiplas, desde malformações congénitas, alterações genéticas, doenças adquiridas como alterações endocrinológicas, a sequelas de doenças oncológicas ou infeciosas e varicocele, entre outras.
A pedra basilar da avaliação do homem infértil é o espermograma, complementado por um exame físico. Adicionalmente, podem ser necessários exames complementares como avaliação hormonal, ecografia escrotal, estudos genéticos, estudo da fragmentação de DNA dos espermatozoides, etc.
O tratamento depende da causa subjacente, no entanto, em cerca de 30-40% dos casos, a causa é idiopática (desconhecida).
Em determinadas circunstâncias, é necessária a realização de uma biópsia testicular, associada a técnicas de reprodução medicamente assistidas.