Injecção intravesical de toxina botulínica Injecção de Botox® na parede da bexiga
A injeção intra-vesical de toxina botulínica destina-se ao tratamento da síndrome de bexiga hiperativa, com ou sem incontinência urinária associada.
As alternativas terapêuticas, quando o tratamento por via oral é ineficaz ou apresenta efeitos secundários indesejáveis, poderão incluir também a neuromodulação de raízes sagradas e o PTNS. A escolha dos melhores candidatos para cada modalidade terapêutica depende do caso clínico e da situação específica, doenças associadas e, frequentemente, de achados do Estudo urodinâmico, geralmente realizado antes de um tratamento de segunda linha.
Com recurso a um uretrocistoscópio, sob visualização direta, o fármaco é injetado diretamente na parede da bexiga utilizando uma agulha especialmente desenhada para o efeito. O procedimento é realizado sob anestesia local, que é introduzida na bexiga 15 minutos antes através de uma sonda de baixo calibre.
Após a injeção o doente pode regressar ao domicílio, sem necessidade de internamento ou de recobro, atendendo ao caráter minimamente invasivo do procedimento e utilização de anestesia local.