Pós-graduação Boot Camp de Urologia 2019 | Actividade científica | Dr. Tiago Oliveira, Dr. Tomé Lopes
Realizou-se, no dia 23 de Novembro de 2019, o segundo Boot Camp de Urologia de Lisboa, tratando-se de um projecto conjunto entre a European School of Urology (ESU) e o Centro de Formação Pós-graduada em Urologia (CFU) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), com o patrocínio científico do Colégio da Especialidade de Urologia da Ordem dos Médicos (OM) e da Associação Portuguesa de Urologia (APU).
Organizado pelo Dr. Tiago Oliveira e sob coordenação do Dr. Tomé Lopes, o Boot Camp de Urologia da ESU baseou-se num inovador conceito de treino intensivo e padronizado, tendo como objectivo fornecer e treinar competências técnicas essenciais à prática clínica diária da Urologia moderna, nomeadamente em laparoscopia, cistoscopia, resseção transuretral e ureterorrenoscopia.
O projecto Boot Camp de Urologia da ESU teve a sua primeira edição em Lisboa em 2018. Em virtude do seu amplo sucesso, para além da segunda edição em Lisboa, foi também realizada uma edição na Bélgica, estando planeados cursos em Espanha e na Alemanha, constituindo-se actualmente como um programa mais amplo da Associação Europeia de Urologia (EAU) com o objetivo de contribuir para a padronização da formação em Urologia nos países da União Europeia
Para além da qualidade do equipamento, o sucesso do curso deveu-se também à qualidade dos formadores, nos quais se incluíram o Dr. Sérgio Pereira, o Dr. Tito Leitão, o Dr. Pedro Oliveira e o Dr. Álvaro Nunes.