Medidas em vigor após declaração do final da pandemia pela OMS | Destaque | Clínica Longeva
Foi com grande esperança que recebemos a declaração da Organização Mundial de Saúde a anunciar o final da pandemia de Covid-19 como emergência de saúde global.
No entanto, tal como referido pelo Director geral da organização na sequência dessa declaração, "isto não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça global à saúde".
Apesar de algumas das medidas prevista pelo Plano de Contingência para a pandemia de Covid-19 não serem já adequadas, outras revelaram-se mais valias para a segurança e bom funcionamento da Clínica.
Nesse sentido, as seguintes medidas e normas de acesso serão mantidas e incorporadas no normal funcionamento da Clínica Longeva:
1 - Controlo de número de pessoas em simultâneo
. Apenas é permitido o acesso às instalações da Clínica de um Acompanhante por Paciente, estando um número superior de Acompanhantes sujeito a autorização prévia;
. O Paciente não deverá aceder às instalações da Clínica com mais de 25 minutos de antecedência, relativamente à hora da sua marcação.
2 - Uso de máscara facial
. O uso de máscara é obrigatório perante a apresentação de sintomas sugestivos de infecção respiratória e a sua utilização poderá ser solicitada por qualquer profissional de saúde da Clínica Longeva.
. Caso o Paciente e/ou o seu Acompanhante não possuam uma máscara e o seu uso seja solicitado, a Clínica Longeva providenciará os EPIs necessários.
3 - Higienização das mãos com solução alcoólica
. A higienização é recomendada à entrada e à saída da Clínica, devendo para tal ser utilizados os dispensadores no balcão da recepção.
4 - Etiqueta respiratória
. Ao espirrar ou tossir, desvie o rosto de outra pessoas e cubra sempre a boca e o nariz com um lenço de papel. Se não tiver um lenço de papel, espirre ou tussa na parte superior do braço ou na dobra do cotovelo, não nas mãos.