Dispneia Dificuldade em respirar
A dispneia, também conhecida como dificuldade de respirar ou falta de ar, é uma sensação subjectiva de desconforto respiratório. É um sintoma comum e pode ser descrito como uma constrição e aperto no peito.
A dispneia não é uma doença, mas sim um sintoma, cuja presença indica que algo não está bem.
Pode ser aguda, como por exemplo, com exacerbação aguda de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), asma, de insuficiência cardíaca congestiva, pneumotorax e embolia pulmonar, ou crónica, como por exemplo com DPOC grave mesmo em fase estável, enfisema e doenças do interstício pulmonar.
A etiologia da dispneia abrange uma vasta gama de doenças, sendo as pulmonares, cardiovasculares e neuromusculares as mais comuns. Variam desde situações leves e autolimitadas até condições com risco de morte.
As causas respiratórias mais comuns incluem:
- Asma (Informação médica de Manual MSD)
- Pneumonia (Informação médica do Manual MSD)
- Doença pulmonar obstrutiva crónica (Informação médica do Manual MSD)
- Enfisema pulmonar
- Doenças do interstício pulmonar
- Bronquiectasias
- Descondicionamento físico
O grau da dispneia pode ser avaliado através da Escala do Medical Research Council modificada (mMRC) - baixe o questionário clicando aqui - e a sua gravidade pode ser determinada através da avaliação do nível de atividade necessário para causar dispneia (por exemplo, dispneia em repouso é mais grave do que dispneia apenas ao subir escadas).
A avaliação e o tratamento da dispneia dependem do quadro clínico, do exame objectivo e dos resultados de investigação etiológica.