Defesa de Tese de Doutoramento, aprovada com Distinção e Louvor | Destaque | Prof. Dr. Tito Palmela Leitão
A Clínica Longeva tem o prazer de anunciar que o Prof. Dr. Tito Palmela Leitão, Urologista do nosso corpo clínico, defendeu a sua Tese de Doutoramento em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) no passado dia 7 de maio de 2024.
A Tese, intitulada "Detection of circulating tumor cells (CTCs) in renal cancer — the impact of no-touch surgery", foi aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade do júri.
Resumidamente, a tese apresentou como principais conclusões:
- Revisão sistemática:
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a primeira sobre este tema, que revelou que a investigação em CTCs no Cancro do Rim ainda se encontra numa fase exploratória, com necessidade de mais estudos para definir a técnica padrão e permitir o seu uso rotineiro na prática clínica. No entanto, a revisão sistemática permitiu aferir a técnica mais promissora para a identificação destas células em cancro do rim.
- Validação de Novo Dispositivo de Detecção de CTCs:
Foi realizada a validação de um novo dispositivo de detecção de CTCs para Cancro do Rim, baseado em microfluídica, o RUBYchip™.
- Estudo Prospectivo Aleatorizado sobre Nefrectomia Radical NoTouch:
Um estudo prospectivo aleatorizado comparou a técnica de nefrectomia radical laparoscópica no touch com a técnica convencional. Os resultados mostraram que a técnica no touch é mais célere e tão segura como a técnica convencional. A técnica no touch não parece reduzir a libertação de CTCs ou melhorar a sobrevida, sugerindo que o último princípio clássico da cirurgia oncológica renal ainda vigente, dos 5 princípios de Robson originais, deverá por fim cair.
- Descoberta Inédita:
Um dos principais achados do projeto foi a detecção de células mesenquimais circulantes, que se pensavam existentes apenas em doentes oncológicos, em doentes com oncocitomas e inflamação crónica, algo nunca antes publicado. Este achado levanta uma importante questão na comunidade científica sobre qual a verdadeira natureza e origem destas células. Para responder a esta questão será realizada uma futura análise molecular e genética das mesmas.
Este trabalho contribuiu significativamente para o conhecimento sobre as CTCs no Cancro do Rim, abrindo novas perspectivas para a investigação nesta área, e os resultados do estudo prospectivo aleatorizado têm implicações importantes para a prática clínica da cirurgia oncológica renal.
A aprovação da Tese do Prof. Dr. Tito Palmela Leitão vem reconhecer a sua dedicação à investigação e a sua alargada experiência em cirurgia robótica e laparoscópica do cancro do rim, destacando-o como um Urologista de referência na área da Uro-Oncologia.
Muitos parabéns!