Biópsia Prostática transrectal ecodirigida Colheita de tecidos prostáticos para análise

O cancro da próstata é a neoplasia maligna mais frequente no homem, e perante suspeita, o diagnóstico definitivo só pode ser obtido mediante realização de biópsia prostática.


O exame é em tudo semelhante a uma ecografia prostática transrectal convencional. No entanto, a colheita dos fragmentos de tecido prostático obriga à administração de uma anestesia local peri-prostática para que o procedimento seja indolor. São colhidas múltiplas amostras de tecido dos diversos quadrantes da próstata, que são posteriormente analisadas ao microscópio num laboratório de Anatomia Patológica.


É necessária uma preparação antes de realizar o exame, que consiste geralmente na toma de um antibiótico e na administração de micro-clisteres de limpeza, conforme indicação do seu médico.


É muito importante que informe, não apenas o médico que o acompanha, mas também o médico que lhe irá fazer a biópsia se está sob medicação para a coagulação do sangue, nomeadamente anti-agregantes plaquetários ou anti-coagulantes. Neste caso, será necessário proceder à interrupção da toma alguns dias antes da realização do exame, conforme indicado pelo clínico que lhe prescreveu a medicação.


A biópsia prostática transrectal será sempre realizada por um médico Urologista experiente na realização deste procedimento.

Notas

1 — Os artigos publicados nesta biblioteca pretendem ser um meio de informação suplementar ao paciente e não substituem, de forma alguma, a consulta de um médico especialista que analise o seu caso específico;

2 — Os artigos publicados foram produzidos por especialistas que se baseiam nas recomendações e Guidelines de prática clínica da Associação Europeia de Urologia (EAU), à data da última revisão;

3 — Esta biblioteca encontra-se em processo de formatação para certificação pela HONcode Foundation (http://www.healthonnet.org/HONcode/Conduct.html);